segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fenótipo e Genótipo: A construção e o bolo

Genética em Aula
Fenótipo e Genótipo: A construção e o bolo

As diferenças entre o genótipo e o fenótipo geralmente são de difícil compreensão para o aluno. Sendo assim é importante que o professor desenvolva alternativas à forma de ensino padrão destes conceitos.
Uma forma de alcançar esta compreensão é fazer comparações entre a realidade visível e o termo que se quer ensinar. Desta forma, comparar a formação de um indivíduo com uma grande receita em que os ingredientes já estão pré-formulados e que serão arranjados de forma a construir o organismo é interessante. Ou ainda considerar uma construção em que os materiais que compõem a obra irão delimitar as formas da edificação, mas que desde que arranjados, serão vistos de formas diferentes é outra opção de comparação.
Sendo assim, o Genótipo seria os elementos que vão constituir a construção ou fabricação do indivíduo, de modo que em uma mesma espécie estes elementos são os mesmos, mas se apresentam de formas diferentes. Ou seja, a forma, cor e tamanho de um prédio, ou a forma, tamanho, gosto e cheiro de um bolo poderão ser diferentes mesmo que os seus elementos constituintes sejam iguais. A forma como esta construção ou fabricação se apresenta é chamado de Fenótipo.
Outro aliado do professor neste processo de construção do conhecimento é literalmente uma construção, pois pode-se montar um jogo ou uma dinâmica com materiais simples como lápis, borracha e caneta e dividir a sala em equipes para que montem desenhos diferentes a partir dos mesmos materiais. Os materiais seriam o Genótipo e as formas apresentadas seriam o Fenótipo. Ainda pode-se sem material específico e sem custo montar uma dinâmica com palavras ou letras que em seu conjunto formarão termos e expressões com significados diferentes. As palavras ou letras constituintes destes termos ou expressões formadas pelos alunos representam também Genótipo enquanto a forma e o significado desses representam o Fenótipo.
Por fim, é importante destacar alguns pontos para ficarem claros para o aluno. O primeiro é a diferença entre Genótipo e Fenótipo, o segundo é o reforço do conceito de espécie no sentido de que não importa o Fenótipo apresentado, se um Genótipo é igual os indivíduos serão da mesma espécie, e por fim que a mistura dos ingredientes que formarão o indivíduo terão formas limitadas, ou seja, indivíduos da mesma espécie serão semelhantes, mas poderão ocorrer mudanças no ordenamento das características dos indivíduos, que resultará em organismos e espécies diferentes ao longo do tempo.
http://geneticemaula.blogspot.com/

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